Ana səhifə

Perguntas: / Questions Pergunta nº: 9 /Question nº: 9


Yüklə 11.85 Kb.
tarix10.06.2016
ölçüsü11.85 Kb.


Pergunte ao Euca Expert / Ask the Euca X Pert



Perguntas: / Questions

___________________________________________________

Pergunta nº: 9 /Question nº: 9
Título: /Title: E. nitens e E. globulus.

Por: / By: Alexandre Bassa


E-mail: alexandre.bassa@vcp.com.br
Questão: /Question:
Prezado Celso,

Bom dia.


Parabéns pela iniciativa do EUCA x PERT.

Estou precisando de informações sobre Eucalyptus nitens e Eucalyptus globulus plantados no Chile.


Informações desejadas de cada espécie:

- Densidade básica da madeira.

- Rendimento em celulose (base madeira).

- Características morfológicas (comprimento, largura, espessura, teor de finos, coarseness e fibras/grama).

- Propriedades físico-mecânicas da polpa branqueada em diferentes níveis de refino (moinho laboratorial tipo PFI, se possível): índices de tração, rasgo, estouro; volume específico aparente/bulk, densidade específica aparente, porosidade e comprimento de auto-ruptura.
Outra pergunta: o E. nitens é uma boa espécie de eucalipto para produção de papéis para imprimir e escrever? Em caso afirmativo, qual característica desta espécie que merece destaque quando se pensa em polpa celulósica para imprimir e escrever?
Agradeço desde já a colaboração.
Abraços
Alexandre Bassa

_________________________________________________
Resposta por Celso Foelkel: / Answer by Celso Foelkel:
Caro Alexandre, essa resposta seria enorme se eu tivesse espaço para tal, mas se você preferir vou resumir e indicar algumas fontes para você buscar mais informações:

1. O E.nitens é uma espécie de eucalipto mais resistente ao frio, por isso está sendo plantado no Chile, no que eles chamam de pré-cordilheira, em regiões mais altas e mais frias.

2. A madeira lembra a nossa do E.grandis, de muito baixa densidade básica e alta população fibrosa. Com isso, a sua polpa tem os tradicionais problemas de desaguamento e drenagem nas máquinas de papel de altas velocidades, bem como a maior necessidade de volume de madeira por tonelada produzida de celulose.

3. Por outro lado, devido sua alta população fibrosa e baixo coarseness, favorece a opacidade dos papéis. É bem viável para fabricação de papéis de I&E, desde que não prejudique a runnability das máquinas de papel, pelas dificuldades mencionadas.

4. O chileno em geral é apaixonado pelo E.globulus, que tem maior densidade básica (cerca de 0,55 a 0,6 g/cm3), bem como maior rendimento na fabricação de celulose (algo como 3% maior) devido maior teor de hemicelulose e menor teor de lignina (cerca de 20 a 24% de lignina total, contra mais de 26% para nossos E.urograndis e até mesmo para o E.nitens).

5. Com tudo isso, o consumo específico em m3 de madeira por tonelada é surpreendentemente baixo e assusta a quem não conhece mais sobre esse eucalipto, chegando a valores que são menores em cerca de 1 a 1,2 m3/adt em relação aos consumos de E.nitens ou E.grandis.

6. O E.globulus tem é claro, uma população fibrosa bem menor, e maior coarseness, o que lhe confere um ºSR inicial mais baixo e facílimos desaguamento e drenagem.

7. Por outro lado, como o ºSR mede drenabilidade ao inverso, ele (globulus) demora um pouco mais para "ganhar grau" com o refino.

8. Suas propriedades de resistência "são melhores" que as do E.nitens, mas é sempre uma questão de como estamos comparando: se ao mesmo ºSR, ou se a mesmo bulk, ou se à mesma energia de refino (em geral os laboratórios fazem isso ao comparar ao mesmo número de revoluções do PFI). Também depende se estamos comparando no início do refino ou a um grau de refinação maior.

9. Há um trabalho do Alfredo Mokfienski e colaboradores que foi realizado na UFV onde ele estudou diversos eucaliptos, dentre os quais essas duas espécies, cavacos enviados pelos chilenos, provavelmente misturas de pilhas de cavacos. Os resultados não foram de todo concordantes com o que se espera para as duas espécies, mas é o que temos de mais recente publicado no Brasil. O trabalho apareceu no I Colóquio Internacional sobre Celulose Kraft de Eucalipto, em Viçosa, 2003. Pode-se fazer downloading através do site da ABTCP - www.abtcp.org.br. O título é "Importância da densidade e do teor de carboidratos totais da madeira de eucalipto no desempenho da linha de fibra".

10. Outra alternativa é se buscar artigos na revista Celulosa y Papel da ATCP-Chile, ou entrar no site deles (link no site www.celso-foelkel.com.br).
Um forte abraço

Celso Foelkel



__________________________________________________
Outros Comentários: / Other Comments:
Por: / By:
E-mail:
___________________________________________________


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©kagiz.org 2016
rəhbərliyinə müraciət