Ana səhifə

5 pecados que ainda Estamos cometendo


Yüklə 57.08 Kb.
tarix09.06.2016
ölçüsü57.08 Kb.

5 pecados que ainda

Estamos cometendo

Essa semana você vai meditar sobre sentimentos e atitudes que você deve se libertar, eles estão prejudicando seu relacionamento com Deus e com outros.



Segunda-Feira: Fofoca


Meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá nada que seja falso” Jó 27.4


ENTENDENDO: Hoje você meditará sobre fofoca. Compare versículo de hoje com o tema “fofoca”, qual a relação entre eles? ________________________________________________________

O que você entende por: “meus lábios não falarão maldade”? ______________________________ e “minha língua não proferirá nada que seja falso”? _____________________________________



Você não pode falar nada que prejudique outra pessoa, não pode inventar histórias a respeito dos outros. O fofoqueiro é alguém que revela segredos, que espalha escândalos. Fala da vida alheia.

MEMORIZANDO: Não pule essa etapa da sua meditação. Decore o versículo e lembre-se que isso lhe ajudará a não falar nem ouvir fofoca.

TIRANDO A LIÇÃO: Se você já aceitou Jesus como Senhor e Salvador, certamente você não faz fofoca. Ou faz??? Se você respondeu sim, Deus tem algo muito sério a falar com você. Na verdade, este também é um dos assuntos que já meditamos, mas estamos repetindo porque de uns tempos para cá, a fofoca tem se espalhado em nosso meio como uma doença e uma doença precisa ser tratada. A pessoa que fofoca nunca acha que está fofocando. A fofoca não acontece apenas quando você fala mal de alguém sem essa pessoa está perto, mas sim quando ouve um amigo falando da vida de alguém. Sim, apenas em ouvir torna-se um fofoqueiro e ainda não vê maldade nenhuma nisso. Mas saiba que Deus detesta fofocas. Faça uma auto-avaliação e verifique se você está cometendo esse pecado: Quando alguém fala sobre a vida de outra pessoa sem que ela esteja presente, você continua ouvindo? ( )Sim ( )Não. Quando você sabe que aconteceu alguma coisa, conta pra sua melhor amiga porque sabe que ela não contará a ninguém? ( ) Sim ( ) Não. Quando alguém fala mal de uma pessoa que você nem conhece, continua ouvindo até a pessoa desabafar? ( ) Sim ( ) Não. Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, você está cedendo ao pecado da fofoca. Precisamos combater esse mal adolescente!!!! Leia os versículos abaixo e tire uma lição.

  • Tg 1.26:____________________________________________________________________________

  • 1 Pe 3.10:___________________________________________________________________________

  • Pv 11.13:____________________________________________________________________________

  • Pv 11.28:____________________________________________________________________________

  • Pv 20.19:____________________________________________________________________________

  • Salmos 141.3:________________________________________________________________________

Agora vamos dar 3 dicas para acabar com a fofoca: 1) Identifique as fontes por nome. Se alguém estiver determinado a compartilhar informações que são danosas, exija que os nomes dessas fontes sejam reveladas. 2) Pergunte para a pessoa: “Posso falar que foi você que me contou”? É incrível como os fofoqueiros fogem depois que esta pergunta é feita. 3) Fale para a pessoa fofoqueira: não gosto de ouvir isso. Seguir esta instrução requer coragem, ela as vezes cria um climão entre você e a outra pessoa, mas é eficiente para eliminar o lixo que chega aos seus ouvidos.

DECIDINDO: ( ) Decido não ouvir fofoca de alguém. ( ) Decido não falar fofoca de ninguém. COMPARTILHANDO:  Essas decisões são difíceis ainda mais nessa idade em que você está. Mas não há nada que pedimos a Deus que Ele não nos atenda segundo a Sua vontade. E com certeza, o que Deus mais quer é que você seja livre de qualquer pecado que te afaste dEle. Ore ao Senhor de joelhos, pedindo para que Ele lhe ajude a cumprir essas decisões.

Terça-feira: Mágoa


Sejam amáveis e, prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembre-se que o Senhor os perdoou, portanto você devem perdoar os outros“ Cl 3:13 (Viva)

ENTENDENDO: De acordo com versículo coloque Verdadeiro ou Falso: ( ) Devo ser amável com todos; ( ) Tenho que está sempre disposto a perdoar; ( ) Devo guardar mágoa de quem me prejudicou; ( ) O preço que Jesus pagou na cruz foi para perdoar meus pecados, mesmo eu não merecendo; ( ) Não são todas as pessoas que merecem meu perdão. Você deve ser pronto a perdoar, isto é demonstração de amor. É da vontade de Deus que do mesmo jeito que Ele nos perdoa, você deve perdoar aquele que te magoou.

MEMORIZANDO: Esta etapa é muito importante, não pule, memorize o versículo agora.

TIRANDO A LIÇÃO: Você já estudou a vida de José e aprendeu muitas lições, e hoje você terá a oportunidade de aprender mais uma. José não guardou mágoa dos seus irmãos, ele os perdoou, até seus irmão tiveram dificuldade de acreditar nisso, quando Jacó morreu, ficaram com medo que José se vingasse (Leia Gn 50: 15-21). E se você tivesse no lugar de José, agiria como ele? Perdoaria seus irmãos após ter sido vendido por eles e por causa disso ter passado por muitas dificuldades? Muitas vezes você se decepciona com as pessoas que você ama (pais, irmãos, amigos, líderes), e não consegue perdoá-los. Fica alimentando um rancor, pensando como prejudicá-los, e isso passa a te fazer mal, te deixa doente. Querido adolescente a Bíblia te manda perdoar, se você tem dificuldade peça ajuda de Deus, converse com seu líder, e você conseguirá perdoar. Como versículo de hoje fala, Jesus te perdoou, em seu dia a dia você faz muitas coisas que desagradam a Deus, mas mesmo assim quando você demonstra arrependimento, o Senhor te perdoa, siga o exemplo de Jesus e faça o mesmo. Aprendendo mais: Relacione os versículos com sua mensagem principal.

a) Mt 18: 21-22

( ) Você deve perdoar seu irmão toda vez que ele se mostrar arrependido

b) Mc 11:25-26

( ) Jesus falou que você deve perdoar seu irmão todas às vezes for necessário

c) Lc 17:3-4

( ) Você deve suportar seu irmão e perdoar suas queixas.

d) Cl 3:13

( ) Se você guarda mágoa e não perdoa seu irmão, o Senhor também não te perdoará

DECIDINDO: Hoje as decisões serão difíceis, mas necessárias. ( ) Decido perdoar essa pessoa ___

________ (Nome) que me magoou. ( ) Decido pedir ajuda do meu líder, pois tenho mágoa de uma pessoa e não consigo perdoar.



COMPARTILHANDO:  Senhor, meu Deus! Sei que pagaste um alto preço para eu ter o perdão dos meus pecados, sei que seu amor por mim foi grande, por isso fizeste isso. Quero amar os outros como Tu amas, me ajuda a perdoar, não quero mais ficar guardando mágoas.
Quarta-Feira: Mentira

 
Tome cuidado com a mentira e a falsidade; fuja delas” Pv 4:24


ENTENDENDO: Quem deve tomar cuidado com a mentira e falsidade? _____________________

Explique com suas palavras o que significa mentira e falsidade: ____________________________



_________________________________________________________. Você deve ter cuidado em falar aquilo que é mentira e falso, por isso reescreva o versículo colocando seu nome na frente: __________________________________________________________________________.

MEMORIZANDO: Não pule este passo, como você acha que vai ter forças para não mentir? Só tendo a palavra de Deus no coração! Para facilitar faça uma musiquinha com este verso! 

TIRANDO A LIÇÃO: Se você já estava no Novateens em julho, deve ter feito a meditação sobre mentira, e pode está pensando: “Este assunto de novo”. Sim, este assunto de novo, pois infelizmente a mentira é um mal que tem infectado a muitos em nosso meio. Todo mundo cresce ouvindo que tem que dizer a verdade, entretanto por coisas mínimas o ser humano oculta ou distorce a verdade. Nesta fase da sua vida você se vê muitas vezes em enormes enrascadas, seja porque aprontou alguma ou por pressão dos seus amigos e colegas de escola, e acaba mentindo para encobrir um erro. Mas você já aprendeu que Deus detesta, odeia a mentira (Pv 12:22), você já sabe que quem mente é filho do Diabo (Jo 8:44). E ai?!!! Vai continuar sendo um mentiroso, vai continuar desagradando a Deus. O Senhor tem prazer nas pessoas que falam a verdade. Quer agradar a Deus então fale a verdade! Aprendendo mais: Descubra agora se a sua língua está caindo aos pedaços de mentira ou está refletindo Jesus. Leia cada versículo na tabela abaixo e coloque a lição que você tirou.

Passagem

Lição

Atitude prática

Pv 6:16-19

Deus odeia quem é mentiroso

Devo deixar de contar mentirinhas e ‘mentironas’ (qualquer tipo de mentira)

Pv 12:17







Pv 19:5







Ef 4:25







Is 32:6-7







Jr 23:14; 27:10







DECIDINDO: Numa escala de 0 a 10, como anda sua língua? Mentirosa ou Verdadeira? ___ Decida: ( ) não vou inventar histórias para ficar por cima dos maus amigos ( ) Vou revisar a meditação sobre Mentira e cumprir as decisões que tomei naquele período.

COMPARTILHANDO: Com certeza todos os dias você se sente tentado a mentir! Por isso que você tem que orar agora! Peça ajuda de Deus, ore pedindo sabedoria, força e disciplina para cumprir suas decisões! Seja um adolescente que agrada a Deus, viva pela verdade! =

Q
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe” Sl 139:13
uinta-feira: Baixa-estima


ENTENDENDO: Quem criou o íntimo do seu ser? ________. Procure no dicionário o significado da palavra “íntimo” _________________; “ser” ________________; “teceste” _____________. Deus criou todas as partes do seu corpo, ele Te formou no ventre da sua mãe. Agora reescreva o versículo com suas palavras ______________________________________________

___________________________________________________________________________



MEMORIZANDO: Ter a Palavra de Deus no coração te ajuda a vencer a baixa auto estima, por isso decore o versículo de hoje com gestos. ( ) Decorei

TIRANDO A LIÇÃO: No Salmo 139 (Leia agora) mostra como Deus está com você em todos os lugares, desde ventre da sua mãe e cuida de você. Porém agora que você é adolescente e seu corpo está sofrendo grandes transformações, você começa a se comparar com as outras pessoas, se acha feio(a) e inferior aos outros. Você já perguntou a Deus porque Ele te criou assim? Você se acha mais feio(a) que os outros? Quando você reclama da sua aparência, você está sendo ingrato a Deus, pois Ele te criou de maneira perfeita, para cumprir os propósitos Dele para sua vida. Existem diversos tipos de beleza, não é um padrão único, além do mais o que tornar uma pessoa bonita não é só a beleza exterior, mas principalmente a interior. E esta beleza você adquire meditando na Palavra de Deus e se tornando cada dia um adolescente melhor. Reflita: Eleanora, 13 anos de idade, não se achava bonita. Sua boca era demasiado grande e os dentes salientes. Ela tinha o queixo pequeno e afundado. Seus cabelos eram rebeldes, o nariz era coberto de sardas e até suas roupas eram fora de moda. Tratava-se de uma menina tímida desde a infância, pois sabia que de algum modo havia sido uma decepção para sua bela mãe que desejava um menino. Observações feitas por sua mãe levavam-na a sentir que ela era tão desprovida de encanto que, na verdade, era mesmo feia (...) Eleanora não gostava de festinhas, porque sendo feia sentia-se como que fora do lugar e inquieta. (...) Esta adolescente tímida e simples, foi Eleanora Roosevelt, que se tornou a primeira dama dos Estados Unidos. Pessoas de todo o mundo a amavam, porque ela possuía uma beleza interior e se preocupava com os outros. Eleanora, que se considerava um patinho feio, tornou-se um cisne real aos olhos do povo em virtude do belo caráter que desenvolveu. Ela compreendera que a jovem do seu interior era mais importante do que a do exterior. Agora encontre no caça-palavras acima as palavras destacadas. Aprendendo Mais: Leia os versículos a seguir e diga onde deve está sua beleza: 1 Pd 3:3-4___________________________

__________________________________________________________________________



DECIDINDO: Está na hora de decidir. ( ) Não vou mais me achar feio, pois aprendi que Deus me criou de modo perfeito. ( ) Vou cultivar minha beleza interior, estudando a Palavra de Deus e procurar ser uma pessoa agradável, confiável e de fácil convivência

COMPARTILHANDO:  Se você tem baixa-estima, peça perdão de Deus por não ser agradecido pelo forma como Ele te criou. E agradeça pela sua vida.

Sexta-feira: Má Administração do Tempo


Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Sl 90:12




ENTENDENDO: Cada instante do dia é um presente de Deus para nós. Marque um X nas opções que fazem parte do seu dia: ( ) estudos ( ) tarefas de casa ( ) leitura bíblica ( ) TV ( ) internet ( ) meditação ( ) facebook ( ) oração ( ) conversa com os amigos ( ) celular/sms ( ) cuidados com a aparência ( ) leitura ( ) conversa c/ a família ( ) brincar fora de casa ( ) esportes. Agora responda: Qual foi o tempo máximo que você passou no telefone com alguém? _______. E o tempo máximo que você passou orando ou lendo a Bíblia? _______. O Senhor te concede tempo para que você o administre, que saiba fazer todas as suas coisas dentro do prazo. O tempo é um presente que deve ser utilizado com sabedoria, só assim você viverá com satisfação no Senhor.

MEMORIZANDO: Comece agora a usar bem o seu tempo, não deixe pra depois, decore agora e aproveite cada passo da meditação no tempo certo. ( ) Ok.

TIRANDO A LIÇÃO: Hoje você reconhecerá mais uma doença e um inimigo na vida do adolescente: MAU USO DO TEMPO. Veja o que a Bíblia ensina em Ec 3:1-8 (Leia agora). Tudo o que você faz deve estar em plena harmonia. Quando você aproveita o tempo satisfatoriamente está mostrando para Deus que sabe lidar com as oportunidades que ele lhe concede com zelo e responsabilidade. O grande problema quanto ao tempo é a má administração. A Bíblia mostra que o homem não passa de um sopro (Sl 39:4-5), portanto você não pode desperdiçar seu tempo. O Nosso Pai é o administrador por excelência do tempo, Jesus, que veio ao mundo com uma missão (salvação), cumpriu-a plenamente e aproveitou cada momento do seu tempo. Ele trabalhava muito, mas tinha tempo para o Seu Pai, para os Seus amigos, para o lazer. O modo como você usa o seu tempo revela quais são as suas prioridades. Para exterminar a má utilização do tempo, ponha em prática as seguintes verdades: 1) Priorize seu relacionamento com Deus (Mt 6:33) – Ore ao acordar, faça a meditação, leia a Palavra, fale com Deus durante o dia. 2) Não desperdice tempo com besteiras (2 Tm 2:16) – Conversas imorais ou inúteis. 3) Faça atividades produtivas (Mt 9:35) – Estude, leia, medite, faça cursos, idiomas, esporte, ajude em casa, sirva na igreja. 4) Ajude as pessoas (Gl 6:10) – pague um lanche, ajude alguém com tarefas, limpeza, dinheiro, com seu tempo. Agora se analise: Que tipo de administrador de tempo você é: ( ) Bom ( ) Relaxado ( ) Mau ( ) Péssimo. Aprendendo mais: Preencha o quadro com o que se pede:

Atividade

Tempo que gasta

É bom ou ruim?

Atitude para melhorar

Oração e Meditação










Estudos










Família










TV/internet










DECIDINDO: Não perca mais tempo! Decida: ( ) Vou orar todo dia ao acordar e ao dormir. ( ) Vou diminuir meu tempo na TV/internet para 1h ou 2 hs. ( ) Vou deixar minha meditação e estudos em dia.

COMPARTILHANDO:  Converse com Deus, peça ajuda para administrar seu tempo com sabedoria. Se comprometa a cortar da sua vida o que te atrapalha: TV, internet, celular.


Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©kagiz.org 2016
rəhbərliyinə müraciət